Órgãos realizam operação contra a ocupação irregular de locais próximos a igarapés

Foto: Tiago Correa/UGPE

O Grupo Integrado de Prevenção às Invasões em Áreas Públicas (GIPIAP), composto por órgãos dos governos estadual e municipal, realizou, na manhã desta terça-feira (23/06), mais uma operação contra ocupações e construções irregulares em áreas públicas beneficiadas pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). A iniciativa, ocorrida no Parque Linear do Quarenta, no Japiim, foi solicitada pelo Governo do Estado, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão que administra as ações e projetos do Prosamim.

O Governo do Estado está concluindo ações de recuperação e manutenção nos parques e residenciais construídos pelo Prosamim. A operação foi realizada no sentido de sensibilizar moradores da área visitada quanto à conservação dos espaços públicos e ainda, esclarecer para que se evite o mau uso das calçadas e estacionamentos irregulares.

Durante a operação, foi detectado que as estruturas demolidas ou removidas, na área, não apresentavam sinais de ocupação de moradia. Entretanto, foram identificadas construções irregulares e barracas fixadas sobre as calçadas para fins comerciais. Quatro estruturas construídas, sendo três de madeira e uma de alvenaria, e ainda, duas tendas foram demolidas. Uma pessoa foi notificada para uma futura reintegração de posse.

Os proprietários dessas atividades comerciais foram informados que há permissão de continuidade, desde que as estruturas utilizadas sejam retiradas no final do dia. Desde julho de 2019, o GIPIAP vem adotando essas operações.

O Governo do Estado visa atuar para resguardar os investimentos já realizados para manter a qualidade de vida e a segurança das famílias reassentadas pelo Prosamim.

Comentários