Painel de monitoramento de Covid-19 no Amazonas já atingiu 190 mil acessos

Foto: FVS-AM

O Painel de Monitoramento de Covid-19 no Amazonas atingiu 190 mil acessos. A estratégia é gerenciada pela Sala de Análise da Situação de Saúde (SASS), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), e está disponível no site da instituição (https://bit.ly/2ZBC4JE). A ferramenta é atualizada diariamente com casos confirmados e óbitos por Covid-19, em Manaus e no interior do Estado, no período acumulado de 13 de março a 26 de maio de 2020.

A estratégia apresenta, também, quantitativo de internados suspeitos e confirmados no dia de acesso (categorizados por rede privada e pública e em leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)); casos confirmados e óbitos por município do Amazonas; casos novos por data de notificação; total de casos acumulados por data da notificação; proporção de casos confirmados e de óbitos por sexo e faixa etária; proporção de casos confirmados e de óbitos por grupo étnico; e taxa de incidência de Covid-19 por município de residência e por bairro de Manaus.

Segundo a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, o painel é uma das ferramentas que a instituição utiliza para tratar com transparência os registros de Covid-19 no Amazonas. “Com poucos cliques, o cidadão consegue obter dados e ter um panorama sobre a pandemia do novo coronavírus no Estado. É também a partir desses dados que fazemos análises e investigações para munir o Comitê de Crise com informações imprescindíveis para subsidiar o planejamento de ações estratégicas de vigilância em saúde, fundamentais para o enfrentamento dessa pandemia”, afirmou.

De acordo com o assessor da SASS/FVS-AM, Daniel Barros, a disposição de dados, como as do painel, é fundamental para a otimização de recursos e a produção de informação em tempo oportuno para a tomada de decisão em saúde pública. “Uma informação atrasada tem pouca utilidade. A construção de painéis de indicadores de saúde, como os da Covid-19, é uma estratégia para aumentar, acelerar a produção e disseminar as informações”, apontou.

Ainda segundo o assessor, os técnicos têm mais tempo para se dedicarem à interpretação dos dados e à proposição de recomendações. “Antes, nós levávamos vários dias para preparar os bancos de dados e calcular os indicadores de saúde. Além disso, diversos especialistas precisavam ficar mobilizados para realizar a agregação de bancos de dados, a qualificação da informação, o cálculo de indicadores como as taxas de incidência, letalidade e mortalidade, bem como a elaboração de mapas e tabelas. Com a automação desse processo, as informações podem ser obtidas em tempo oportuno”, acrescentou Daniel.

Além de acessar o painel na web, é possível fazer o download do Painel de monitoramento de Covid-19 no Amazonas, do dia, em formatos de imagem, slides e em PDF ou compartilhá-lo a partir de link.

Transparência

Além do Painel de Monitoramento da Covid-19 no Amazonas, a SASS/FVS-AM gerencia painéis para: vigilância laboratorial a partir de quantitativo de exames (RT-PCR) realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) e de testes rápidos em profissionais de segurança e de saúde; monitoramento de Covid-19 em indígenas com notificações e confirmações e especificação de etnia; e acompanhamento de profissionais da FVS-AM em relação à Covid-19.

Ainda dentro do contexto de transparência em relação a dados epidemiológicos e financeiros das ações de combate à Covid-19 no Amazonas, a FVS-AM dispõe de boletins diários de casos da doença, boletins epidemiológicos periódicos, planos de contingência de enfrentamento à pandemia (nacional, estadual, municipais e de Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs)); documentos de despesas financeiras no contexto da pandemia, relatório de ações da FVS-AM para enfrentamento à doença, notas técnicas e informativas. Os dados estão disponíveis no link “Transparência Covid-19” no site da instituição (https://bit.ly/2zwG4k8).

Comentários