Pico da pandemia de Covid-19 do Amazonas deve chegar apenas em quatro semanas, prevê FVS


Pico da pandemia de Covid-19 do Amazonas deve chegar apenas em quatro semanas, prevê FVS

A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Pinto, afirmou que a previsão é que a pandemia do Covid-19 só chegue ao pico no Amazonas em quatro semanas. Isso se as pessoas adotarem o isolamento social recomendado pelo Estado. A declaração foi dada durante a entrevista coletiva pelo Facebook, na tarde deste sábado (18).

"Trabalhamos com o horizonte de quatro semanas muito difíceis pela frente. Gostaria que a curva (de contágio) suavizasse, que tivesse menos casos. (Mas) Continuamos com as pessoas tendo muito contato entre si, circulando muito. Nossa previsão é que teremos muitos casos no período à frente", admitiu Rosemary.

"Nossa preocupação agora é estruturar a rede de saúde - da básica, média e alta complexidade - para atender ao máximo o volume de casos que estão por vir", completou a dirigente da FVS-AM.

Ainda na entrevista deste sábado, a Fundação de Vigilância em Saúde anunciou que o Amazonas registra agora 88 novos casos de Covid-19. Ao todo, são 1.897 pacientes positivos em todo o Estado, sendo 1.593 na capital e 304 no interior. São 88 novos casos em relação ao boletim de ontem. Também estão confirmados 161 óbitos, 20 a mais do que o anunciado ontem. Outras 230 amostras estão em processamento no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas).

Manacapuru continua como o município do interior com mais casos, sendo 177 confirmados e 10 óbitos. São 23 municípios com pacientes confirmados com Covid-19, totalizando 304 casos no interior. Em Manaus, são 1593.

Do total de casos, 1.148 pacientes estão em isolamento social (60,5%). Fora do período de transmissão, 432 pessoas. Estão internados 681 pacientes com suspeita de Covid-19, sendo 156 casos confirmados (68 em leito clínico e 88 em UTI), além de 525 casos suspeitos, sendo 367 em leitos clínicos e 158 em UTI.

"Reiteramos a necessidade do isolamento social. Mantenha sua saúde, fique a 2 metros de distância das outras pessoas, lave suas mãos frequentemente. Use álcool em gel. Se todos usarem mascaras, vamos proteger uns aos outros", indicou Rosemary.

Comentários