Campanha usa prédio de Manaus para cobrar mais testes para a Covid-19

Campanha usa prédio de Manaus para cobrar mais testes para a Covid-19


Uma iniciativa nacional, a campanha Janela da Pressão, escolheu Manaus como uma das cinco cidades do Brasil para pedir 22 milhões de testes para a covid-19. O número é promessa do Ministério da Saúde, que será pressionado pela mobilização virtual. Além de Manaus, a campanha está sendo realizada também no Recife, em São Paulo (SP) e em Salvador (BA). A próxima ação em Manaus será no dia 07 (terça-feira), no Edifício Cidade de Manaus (Centro), das 18h30 às 22h.

"Testar pessoas com sintomas de gripe para aferir se estão com a COVID-19 é fundamental para a segurança dos profissionais de saúde e pacientes e uma das estratégias mais eficazes para controlar a contaminação. Apesar disso, o Brasil testa apenas casos considerados graves, levando a uma subnotificação e prejudicando principalmente as populações em áreas de vulnerabilidade social, dependentes do sistema público de saúde", argumenta o comunicado da campanha.

A ideia é incluir a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e também reivindicar a distribuição massiva e descentralizada, principalmente entre os bairros de periferia, que serão muito afetados pela pandemia nos próximos meses, conforme projeções. 

A Janela da Pressão é uma inciativa da Purpose, que cria campanhas e apoia organizações, ativistas, empresas e entidades filantrópicas capazes de transformar políticas e mudar narrativas para um mundo mais justo.

Comentários