Presidente do Campus Party reforça parceria com UEA através do Laboratório Include


Presidente do Campus Party reforça parceria com UEA através do Laboratório Include


O presidente do Instituto Campus Party (ICP), Francesco Farrugia, visitou a Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) na quarta-feira (04/03), para fortalecer a parceria com a instituição em ações do Instituto no Amazonas. Uma delas é o “Laboratório Include” que proporciona a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social o ensino de tecnologias digitais.
A UEA pretende auxiliar com bolsa aos monitores nos “Laboratório Include” para dar continuidade aos projetos dos laboratórios. A proposta ainda passará pela aprovação no Conselho Universitário da UEA (Consuniv/UEA), que ocorrerá em abril.
“A parceria é fundamental porque foi a universidade que propôs a parceria com os laboratórios, que mudam completamente uma vida de uma vila do interior ou de uma comunidade, porque estimulam a autoestima na garotada e reconstroem um sonho. Quando você exclui, mata o sonho. E quando você dá a oportunidade aos jovens, eles têm uma energia imensa que está contida”, reforçou o presidente do ICP.
O primeiro “Laboratório Include” já definido pelo Instituto Campus Party (ICP): será na Fundação Fé e Alegria, em Manaus, e será lançado na Campus Party Transire Amazônia, que ocorrerá no período de 18 a 22 de março, na Arena da Amazônia Vivaldo Lima.
A proposta do Instituto Campus Party (ICP) é oportunizar dez “Laboratórios Include” no Amazonas, para proporcionar a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social o ensino de tecnologias digitais, como o manuseio de impressoras 3D, construção de robôs e equipamentos de realidade virtual. Os espaços terão apoio da UEA e do Grupo Transire, maior fabricante de terminais de pagamento do Brasil.
Participaram da reunião a pró-reitora de Planejamento (Proplan), Maria Olívia Simão; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Maria Paula Mourão; e o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), André Tannus.
‘Laboratório Include’ – O Include é um programa do Instituto Campus Party que constrói laboratórios de robótica comunitários por meio de parcerias. O objetivo é oferecer capacitações por meio da inclusão tecnológica para crianças e jovens estudantes de escolas públicas, moradores de áreas afastadas dos grandes centros ou áreas de vulnerabilidade social.
As aulas oferecidas são de eletrônica, mecânica, programação, sensores, robótica, drones, impressora 3D, óculos de realidade virtual, entre outras. Dessa forma, os jovens são estimulados a desenvolverem soluções criativas para os problemas das comunidades em que vivem.
Campus Party Transire Amazônia – A Campus Party Transire Amazônia será realizada no período de 18 a 22 de março, na Arena da Amazônia Vivaldo Lima. O evento ofertará um ambiente de tecnologia e inovação com programação de camping, workshops, palestras, área open e outras atividades de interação para todas as idades. Nesta edição, o tema será “Meios de Pagamento”.

Comentários