Em Canutama, projeto de jiu-jitsu da PM beneficia mais de 100 crianças

Em Canutama, projeto de jiu-jitsu da PM beneficia mais de 100 crianças 


Amor ao esporte e prevenção às drogas e à violência. Essa é a receita do “Gigantes do Esporte”, projeto desenvolvido pela Polícia Militar em Canutama com o objetivo de afastar crianças e adolescentes dos perigos da rua. Criada no ano passado, a iniciativa vem beneficiando cerca de 100 jovens em idade escolar do município localizado a 619 quilômetros de Manaus.
Idealizador do projeto, o comandante da PM no município, tenente Magnum Sullivan, disse que havia necessidade de estimular os jovens a praticar esportes e se desenvolver em outra modalidade, além do futebol.
“Quando eu fui trabalhar em Canutama, a única coisa que tinha para os adolescentes e para os jovens de lá era o futebol. Vi a necessidade de um esporte diferente, e o jiu-jitsu estava próximo de mim. Mostrei a ideia e tive apoio na cidade”, disse o policial militar.
O tenente é o professor e pratica o esporte há 20 anos, desde a academia de polícia, quando dava aulas de defesa pessoal. Hoje, ele alcançou a faixa preta, grau máximo dos lutadores antes de se tornarem mestres.
Segundo Sullivan, o projeto ajuda a comunidade a manter os alunos longe do tráfico de drogas. “Hoje, temos alunos de 8 até 45 anos de idade, e o projeto os ajuda a ter disciplina, autocontrole e autoconfiança, pois o jiu-jitsu proporciona isso. Mostramos o caminho certo para eles, além de tirá-los das ruas, onde corriam risco de vida. Ensinamos a não fazer demonstrações de golpes fora das aulas e a ter respeito com o próximo. Tenho certeza de que isso é de suma importância para a comunidade. Além de serem gigantes no esporte, quero que sejam gigantes na vida”, salientou.
Neste ano, os alunos estão pegando pesado para disputar o campeonato estadual de jiu-jitsu, que acontecerá em março, em Manaus. “Hoje o Gigantes do Esporte está em atividade, e eu pretendo trazer alguns alunos para disputar o campeonato estadual de jiu-jitsu, em Manaus. Tenho certeza absoluta de que esses alunos vão sair grandes revelações no esporte”, disse o tenente da Polícia Militar.
O “Gigantes do Esporte” é realizado na quadra Poliesportiva Marista, localizada na rua Floriano Peixoto, bairro Centro, em Canutama. As aulas ocorrem de segunda a sexta, nos horários das 17h30 às 19h30, para crianças e adolescentes, e das 19h30 às 21h30, para adultos. Para participar, basta ter no mínimo 5 anos de idade, obter autorização dos pais ou responsáveis, levar a certidão de nascimento ou documentos de identificação e duas fotos 3×4.

Comentários