Dema registra aumento de denúncias por abandono de animais




Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), viu aumentar os casos de abandono de animais. A média mensal varia de dez a 15 denúncias e, neste mês de março, foram registradas 50 denúncias até a última quinta-feira (26/03).

“Nós queremos orientar a população para que não abandonem seus animais. Os animais não transmitem o coronavírus e, inclusive, a pessoa que abandonar o seu animal vai responder pelo crime, uma vez que abandonar é crime de maus-tratos, e a pena do varia de três meses a um ano, além de multa”, explicou a delegada titular da Dema, Carla Biaggi.

Nas redes sociais, são muitas as informações falsas acerca da transmissão de coronavírus por animais aos humanos.

Atendimento virtual – Como medidas preventivas na tentativa de conter a transmissão em massa do Covid-19, as atividades presenciais na Dema estão temporariamente suspensas. Mas, a delegada reforça que as denúncias podem ser registradas via internet ou telefone.

“Se alguém presenciar o crime de maus-tratos ou de abandono contra animais pode fazer uma denúncia por meio do Disque-Denúncia 181, da Secretaria de Segurança Pública, ou também pelo site da Delegacia Interativa”, enfatiza.

O endereço eletrônico da Delegacia Interativa (DI) é www.delegaciainterativa.am.gov.br.

Números – Os dois primeiros meses deste ano registraram, cada um, 38 denúncias de crime de abandono de animais, em Manaus.


Comentários