Coronavírus deve afetar a Zona Franca de Manaus, diz Folha de São Paulo

Coronavírus deve afetar a Zona Franca de Manaus, diz Folha de São Paulo



Reportagem do jornal Folha de São Paulo aponta que a Zona Franca de Manaus deve ser afetada pela crise causada na China com o Coronavírus. Ainda segundo a publicação, a consultoria em logística e comércio exterior Solve Shipping aponta que 28 navios deveriam estar vindo da China abarrotados de mercadorias para serem entregues nos portos brasileiros, mas nove deles nem sequer zarparam. Os 19 que cruzam os oceanos trazem um volume muito menor de cargas. 

A reportagem aponta ainda que, após frear viagens de negócios entre Brasil e China, o vírus começa a comprometer a logística de abastecimento de cadeias de suprimentos entre os dois países. A projeção é que a retração na entrega de insumos industriais e produtos acabados, hoje percebida apenas por indústrias e empresas de logística, vai chegar ao consumidor final nas próximas semanas. 

“Deve afetar da Zona Franca de Manaus ao comércio popular da 25 de Março e do Saara, mas só saberemos melhor a partir desta semana”, afirma Leandro Barreto, sócio da Solve Shipping, de São Paulo. Segundo ele, 96% do comércio entre os dois países é feito por navio.

A rua 25 de Março é uma importante via de comércio popular no centro de São Paulo. O Saara é o seu equivalente no Rio de Janeiro. Ambas demandam produtos asiáticos e tendem a ser os primeiros pontos comerciais a sinalizarem falhas no abastecimento por causa do vírus que levou a paralisação de fábricas na China.

Comentários