Coronavírus: Amazonas chega a 47 casos; Governo restringe tráfego de passageiros nas BRs-174 e 319





O número de casos de COVID-19 (Coronavírus) no Amazonas subiu para 47, sendo 45 na capital e dois em Parintins, região metropolitana. O estado ainda não tem transmissão comunitária, apenas local.

Dos casos diagnosticados, dois estão em ventilação mecânica, no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, na Zona Note de Manaus.

Os casos suspeitos estão sendo monitorados pela FVS. Em live, na rede social Facebook, a diretora-presidente da FVS, infectologista Rosimary Pinto, informou que o tráfego de passageiros nas BRs- 174 (Manaus - Boa Vista) e 319 (Manaus-Porto Velho) estão paralisados, com base em uma RDC emitida pela Vigilância Sanitária nacional.

A presidente esclareceu que apenas casos suspeitos sintomáticos estão sendo testados. Na rede pública de saúde do Amazonas, mais de 500 leitos de UTI estão disponíveis, sendo mais de 300 da rede estadual.

No Hospital Delphina Aziz, 50 leitos com respiradores, estão disponíveis. A expectativa é que haja ampliação do número de ventiladores para 300 ou 350, conforme a Susam (Secretaria de Estado de Saúde).

Existe, ainda, a expectativa de triplicar a capacidade de processamento de exames, que hoje é de 80 ao dia, na rede pública.

Comentários