Hamilton Mourão vem ao Amazonas, na próxima semana, para reuniões sobre o Conselho da Amazônia Legal





O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, vem ao Amazonas, na próxima semana, para uma agenda com o governador do Estado, Wilson Lima (PSC). Farão parte da pauta, assuntos relacionados ao Conselho Nacional da Amazônia Legal, tema polêmico, uma vez que sua estrutura exclui os governadores da região.

Em entrevista à imprensa, na última quinta-feira, 13, o presidente Jair Bolsonaro comentou o assunto, afirmando que a participação dos governadores não ajudaria em nada. Mas afirmou o seguinte: “não vamos tomar decisões no Amazonas, sem conversar com o governador”.

Já Mourão, que está em Roraima para tratar do tema com representantes do Governo do Estado, disse que os membros do Conselho “não vão interferir dentro do princípio básico da federalização, na vida dos estados”.

O Conselho existe desde 1995, mas nunca chegou a ser implementado de fato. No início da semana, um decreto assinado pelo presidente da República, estipulou a estrutura do Conselho. Parte dos governadores dos estados da Amazônia Legal acredita que a atuação do grupo ficará prejudicada sem a representatividade de pessoas que vivem e conhecem a realidade da região.

Comentários