Acessibilidade: Governo do Amazonas entrega escola 100% adaptada no interior




O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), inaugurou, no último dia 7, um Centro de Educação de Tempo Integral (CETI), em Presidente Figueiredo, cidade turística localizada a 126 quilômetros de Manaus, 100% adaptada, possibilitando que alunos com limitações físicas ou motoras possam freqüentar as aulas normalmente.

A Lei de Acessibilidade (Lei 10.098/2000), a qual estabelece os critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências, prevê, em seu artigo 17, que “o Poder Público promoverá a eliminação de barreiras na comunicação e estabelecerá mecanismos e alternativas técnicas que tornem acessíveis os sistemas de comunicação e sinalização às pessoas portadoras de deficiência sensorial e com dificuldade de comunicação, para garantir-lhes o direito de acesso à informação, à comunicação, ao trabalho, à educação, ao transporte, à cultura, ao esporte e ao lazer”.

O espaço deveria ter sido inaugurado em 2016, durante a gestão do ex-governador José Melo, cassado por compra de votos pela Justiça Eleitoral, mas acabou sendo inaugurada apenas este ano.

De acordo com o governador Wilson Lima, este foi o quatro CETI inaugurado na atual gestão. “Eu aproveitei para anunciar que no começo de março, a Seduc (Secretaria der Estado de Educação e Qualidade do Ensino) volta a fornecer fardamento e kit escolar para os alunos da nossa rede, o que deixou de ser feito nos últimos cinco anos. Estamos trabalhando para possibilitar um futuro melhor e com mais oportunidades para os jovens do nosso interior”.


Comentários